contato
créditos
Sobre o Catálogo

Desde o início de sua carreira acadêmica em 1938, o Prof. Moure vem catalogando todas as informações publicadas sobre as espécies de abelhas presentes na região Neotropical. O Pe. Moure conta que inicialmente as informações foram sendo transcritas, à mão, para aparas de papel que sobravam da imprensa mantida pela Congregação dos Claretianos. Esse procedimento foi adotado até 1956, quando então por sugestão do Prof. Michener, o Pe. Moure levou para a Universidade de Kansas, em Lawrence, EUA, todas as fichas manuscritas para que pudessem ser datilografadas em cartões. Uma cópia carbono dos cartões foi trazida de volta para Curitiba e os originais permaneceram na Universidade de Kansas. Este sistema de cartões foi mantido atualizado até o ano de 1975, quando sua manutenção foi interrompida. Nesta fase, o catálogo encontrava-se com cerca de 11.200 cartões. A parte referente a 'Halictidae' (cerca de 2000 cartões originais) foi publicada em 1987 por Moure & Hurd [An Annoted Catalog of the Halictid Bees of the Western Hemisphere (Hymenoptera: Halictidae). Smithsonian Institution Press. vii + 405 pp.]. Mais recentemente, a parte contendo as informações sobre 'Colletidae' (cerca de 750 fichas) foi publicada na forma de 5 artigos na Revista Brasileira de Zoologia (dando um total de 161 páginas impressas). Contudo, a maior parte do catálogo do Prof. Moure permanece inédita, o que constitui uma injustificada lacuna. A publicação do catálogo elaborado pelo Prof. Moure, com as atualizações necessárias, constitui um evento esperado há décadas por gerações de pesquisadores e profissionais que trabalham e estudam a fauna neotropical de abelhas.

Um dos cartões datilografados do catálogo original, referente a Mesoplia azurea, pode ser visto aqui.


As informações presentes nos cartões são apresentadas em ordem cronológica, subordinadas aos diferentes nomes disponíveis e combinações empregadas. Para cada um dos nomes disponíveis, constam dados do material-tipo e seu depositário.

O presente catálogo representa uma obra única, resultante do esforço de toda uma carreira dedicada ao avanço do conhecimento sobre a sistemática e a taxonomia das abelhas. Constitui referência fundamental para todos aqueles interessados na fauna neotropical de abelhas, por apresentar em um único volume e em banco de dados on-line uma relação completa e referências a todas as informações disponíveis para todas as espécies de abelhas neotropicais. Será útil para todos os que trabalham diretamente com sistemática, taxonomia e biologia de abelhas, bem como para aqueles trabalhando com conservação, biologia floral e polinização.

As informações catalogadas abrangem toda a fauna de abelhas presente na região Neotropical. Além de informações referentes aos gêneros, para cada uma das espécies reconhecidas é apresentada a referência completa à descrição original da espécie, sua localidade-tipo, distribuição geográfica, depositório do exemplar-tipo, sinonímia completa e demais referências bibliográficas em que a espécie em questão é tratada. Uma grande parte da sinonímia é baseada no exame direto de material-tipo realizado por Moure em numerosas visitas a coleções na Europa, América do Norte e Austrália durante as décadas de 1950 a 2000.

Para a maior parte dos grupos taxonômicos, a informação catalogada no período de 1975 até o presente encontra-se, infelizmente, bastante defasada. Nesses casos, foram incluídos apenas os táxons novos propostos no período e catalogados basicamente apenas os trabalhos tratando da taxonomia dos grupos envolvidos. Espera-se que no futuro a obtenção de recursos adicionais permita catalogar a informação não-taxonômica para o período de 1975 a 2006, principalmente porque constitui informação de uso mais amplo por aqueles interessados nos organismos catalogados. Os grupos listados a seguir foram catalogados de maneira mais completa: Colletinae, Exomalopsini, Meliponini, Tapinotaspidini e Teratognathini.


Financiadora de Estudos e Projetos, Finep
Universidade Federal do Paraná, UFPR
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA