Lacunas de conhecimento das abelhas no Brasil English |
Escolha uma subfamília ou digite o nome da espécie desejada clicando na lista apresentada
|
versão: |
|
Esse sistema tem por objetivo evidenciar as lacunas de dados taxonômicos, geográficos e temporais através da análise dos dados das coleções biológicas integradas à rede speciesLink. O sistema apresenta o status dos dados online para todas as espécies válidas citadas no Catálogo de Abelhas Moure. Também compara a ocorrência das espécies por estado no Catálogo Moure com os dados da rede speciesLink. As lacunas geográficas são apresentadas em todos os níveis: subfamílias, tribos, gêneros e espécies. No relatório Lacunas, os nomes das espécies que no Catálogo Moure não têm indicação de ocorrência no Brasil estão em castanho. As espécies em verde, de acordo com o Catálogo Moure ocorrem no Brasil.
Fontes dos dados
- rede speciesLink (23 de julho de 2020)
- Catálogo de Abelhas Moure (julho de 2012)
- Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção - Portaria nº 444 de 17 de dezembro de 2014
Filtros de busca
- Filtros taxonômicos permitem a seleção da subfamília, tribo, gênero ou espécie a ser analisada; a inclusão ou não de sinônimos na análise; e, a realização de buscas fonéticas ou exatas.
- Filtros geográficos permitem a busca de registros com ou sem coordenadas geográficas, com qualquer coordenada geográfica ou somente com coordenadas consistentes e/ou distintas.
- Espécies ameaçadas relacionadas a "Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção" são apresentadas com filtros pré-selecionados de busca.
Estrutura do relatório de Lacunas
Por subfamília, tribo, gênero ou espécie selecionada
- É apresentado um gráfico com o número de espécies do grupo selecionado, separadas de acordo com o número de registros na rede speciesLink, considerando o critério de busca selecionado: (I) sem registros no speciesLink; (II) com 1 - 5 registros; (III) com 6 – 20 registros; e, (IV) com mais de 20 registros. Essa classificação procura indicar o potencial do uso dos dados disponíveis na rede speciesLink na elaboração de modelos de distribuição geográfica exploratórios, preliminares ou consistentes.
- O número de espécies reportadas no Catálogo de Abelhas Moure como ocorrendo em determinado estado, mas que não apresentam registro na rede speciesLink (lacunas geográficas).
Por espécie
- Classificação hierárquica de acordo com o Catálogo de Abelhas Moure
- Status de conservação (Portaria 444/2014 - MMA)
- Tabela comparando a distribuição geográfica por estado do Catálogo de Abelhas Moure com a rede speciesLink
- Status e origem dos dados online: coleção biológica, ano de coleta, status do nome e informação geográfica
Uso esperado dos relatórios
- Auxiliar na identificação dos grupos pouco estudados, indicando a necessidade de formação de taxonomistas.
- Orientar o trabalho de novas coletas, tanto em relação às espécies como também aos estados prioritários.
- Auxiliar na identificação de grupos prioritários para digitação ou georreferenciamento dos dados.
- Auxiliar na avaliação do status de conservação de espécies.
Apoio
Projeto “Consolidação da e-infraestrutura de dados abertos sobre a diversidade das abelhas nativas do Brasil” - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) Como citar
Lacunas de Conhecimento das Abelhas do Brasil. Disponível em: https://moure.cria.org.br/lacunas/202007 (consultado em dia/mês/ano).